Conheça o cão de Crista Chinês Powder Puff!

Para quem não sabe, a raça tem duas variedades, os Powder Puff são os Peludos e os Hairless que são mais conhecidos como pelados.
Os Powder Puff tem o corpo completamente coberto de pelo e subpelo, o aspecto de sua pelagem também é diferente dos Hairless muitas das vezes, podem ser confundidos com outras raças, pois quando a maioria das pessoas pensam em cão de Crista Chinês, logo vem em mente o cão pelado, com a semelhança  de um mini pônei.
 
O cão de Crista Chinês Powder Puff é tão importante na raça quanto os Hairless, sem eles a raça não poderia existir, pois não é aconselhável fazer acasalamentos entre dois Hairless por várias gerações seguidas. Outra  importância em ter o cão de Crista Chinês Powder Puff na criação, é manter a dentição nos Hairless, pois é muito comum essa variedade ter falta de dentes.

Existe diferença de temperamento entre os dois? 



Não, a raça em si é alegre, são ativos, brincalhões e adoram fazer companhia para a sua família.
Basicamente terão a mesma estrutura e o mesmo temperamento. Alguns arriscam dizer que o Powder Puff é mais independente, mas a realidade é que cada indivíduo é diferente do outro, então em uma mesma ninhada, um cão pode ter uma personalidade diferente do outro, isso serve para as duas variedades, você poderá ter um Hairless independente e um Powder Puff super companheiro e vice-versa. 

Quais os Cuidados com o cão de Crista Chinês Powder Puff?


Sua pelagem se assemelha com a de um Lhasa Apso, a escovação frequente, banhos semanais e hidratações (não em demasia) serão necessários, para manter saudável, macio e prevenir a formação de nós em seus pelos. 
Para a escovação, aconselhamos pente de metal, escova de pinos e sem bolinhas na ponta (esse detalhe é muito importante), voce pode achar aqui https://www.mbsprofissional.com.br/escova-preta-de-acrilico-com-pinos---m, pois este tipo de escova não quebra o pelo, diferente das rasqueadeiras, muito comuns em pet shops. 
O uso da rasqueadeiras fará com que o pelo quebre, futuramente terá um aspecto áspero, fino e "frizado", para recupera-lo poderá ser trabalhoso. Caso o pet shop que você costuma levar o seu Powder Puff não tenha essa ferramenta, aconselho você a providenciar uma, e leva-la junto cada vez que o cão for ao pet shop, certifique-se que a mesma está sendo utilizada em seu cão de Crista Chinês Powder Puff. 

Preciso tosar o Cão de Crista Chinês Powder Puff? 


Pode ser feito o que chamamos de tosa higiênica, na parte do focinho, orelhas, barriga e em baixo das patinhas. Nesta tosa é raspado o focinho, seguindo pelo pescoço até o peitoral, em forma de U ou V, as orelhas também são raspadas, caracterizando melhor o padrão da raça, no entanto no Cão de Crista Chinês Powder Puff é aceito as orelhas peludas, e eretas ou abaixadas, se você optar por deixar as orelhas abaixadas , as orelhas estando peludas o deixara mais charmoso, alguns até costumam  comparar com um Afghan.
Na barriga e em baixo das patinhas será raspado também, para que o cão não escorregue, e o excesso de pelo ao redor das patas é arredondado com uma tesoura. 

Não tem a necessidade de fazer tosas no corpo dele, mesmo no verão, caso você goste de manter ele peludo.
Agora, se você achar necessário, para diminuir o manuseio com a pelagem, pode ser feito o que chamamos de tosa bebê (feita na tesoura), também deixará ele charmoso e acabará diminuindo o trabalho com a pelagem.

E ainda tem aqueles que gostam de manter tosados da mesma forma que os Hairless (pelados) o que fica bem estiloso, eu costumo dizer que os peludos da raça você tem uma margem maior para "brincar" com o pelo deles . 
Seguem algumas imagens ilustrativas para ter como ideias :

Por que ter um cão de Crista Chinês Powder Puff


Como mencionei em outro artigo, a raça é tão maravilhosa que atende a todos os gostos, aqueles que gostam do que é diferente e exótico e aquelas que não querem uma aparência tão exótica.
São cães que se adaptam ao dono, se você gosta de praticar atividades físicas, viajar ou se você é mais caseiro, ele vai se adaptar ao espaço e acompanha-lo sempre, é um cão que quase não late, de porte pequeno, pode-se então, cria-lo em apartamento.
Se você procura um cão companheiro por excelência, alegre e carinhoso, mas não se agrada com a aparência dos Hairless, o Cão de Crista Chinês Powder Puff é perfeito, conseguem ser exuberantes e mesmo assim chamam a atenção por onde passam, raramente vistos por aí e também tem o seu charme, exuberância e um toque sutil de aparência exótica também.  

Ainda há aqueles que preferem ter as duas variedades da raça, acabam se encantando.
É difícil ter um só!!!





Nos siga no nosso Instagram: @jess_royals_kennel


, 06/04/2018

Entre em contato