Temperamento do Cão de crista Chinês

 

Eu costumo dizer que só tendo um Cão de Crista Chinês para saber como é o temperamento da raça, eles são alegres , considero eles calmos , apesar de que quando soltos em um lindo parque com um gramado enorme adoram correr e “galopear”  , mas geralmente o Cão de Crista Chinês  tem os momentos de pico e o restante do tempo o seu maior prazer é estar com o seu humano. O Cão de Crista Chinês é engraçado e aparentemente eles tem uma mistura de gato com suricato fez com que surgisse essa raça encantadora (brincadeira) rsrsrs , não necessitam de atividade físicas constantes , mas sempre vou aconselhar brinquedos educativos e interativos no intuito de enriquecer o ambiente caso venha passar muito tempo sozinho.

O Cão de Crista Chinês não costumam latir por qualquer coisa, ou excessivamente , mas sempre irão avisar caso vejam ou ouçam algo estranho, considero algo bom pois sempre vão nos avisar se tem algo de errado acontecendo.

Eles podem se adaptar muito bem em apartamento, e podem ficar sozinhos , porém como amam a presença humana o Cão de Crista Chinês deve  que ser acostumado para que quando se ver sozinho em casa ou apartamento ele não venha a uivar por falta de seus donos , esse é um dos motivos pelo qual citei a introdução dos brinquedos.

O cão de crista Chinês pode ser perito em pular, então todo cuidado é pouco quando se trata de janelas de prédios, procure sempre ter proteção em janelas.

Como já relatei em outro artigo, saiba mais aqui  https://jessroyals.com.br/artigo/saiba-como-nossos-caes-sao-criados , eu tenho uma forma diferente de criar meus filhotes.

Desde cedo começo a mostrar a eles diferentes barulhos, faço a introdução de brinquedos interativos na intenção de melhorar  a qualidade física e mental dos filhotes. Além disso acreditamos que entregar o filhote cedo de mais pode ser muito prejudicial , causando assim futuramente sérios problemas comportamentais, afinal os primeiros meses de vida é primordial o imprinting para eles;

Mas o que é o imprinting ?

Vamos tentar resumir um pouco:

É o período em que o cão está com a “janela” aberta para absorver condutas caninas , humanas e do  seu “mundo” exterior.

Nessa fase sua mente está totalmente limpa, pronta para receber os mais diversos tipos de informações.

Se você adquiriu o seu Cão de Crista Chinês  muito cedo, ou o criador não fez o imprinting do cãozinho, talvez você terá um pouco de dificuldade, pois o Cão de Crista Chinês tem tendência a ser tímido, e essa fase é extremamente importante para ele.

A timidez de um cão pode ser comparado de forma equivocada ao medo, agressividade ou a pessoa achar que foi maltratado, o que na realidade muitas vezes não aconteceu.

Então se o seu cão de Crista Chinês está tímido com pessoas, em passeios, ou você percebe que ele tem medo de barulhos e se assusta facilmente, tente fazer a introdução de forma positiva, e associando com coisas boas , seja comida, petiscos ou brinquedos.

A insistência, paciência e o tempo são as  chaves do sucesso, pois dependendo do cão e da idade, ele irá necessitar de um trabalho mais demorado.

Quanto mais cedo os problemas comportamentais forem identificados e forem tratados, mais rápido o seu cãozinho pode vir a melhorar e ser mais feliz.

Mas atenção, existem casos em que você irá precisar de ajuda profissional, afinal muitas vezes os donos tende a fazer as associações de forma tardia, ou como não tem informações técnicas, pode vir a recompensar a timidez ao invés do comportamento desejado.

 

Se você adquiriu o seu cão de Crista Chinês de um criador realmente sério, sempre mantenha contato com ele , pois por mais que nós criadores tentamos fazer o máximo de trabalho com os filhotes até a entrega para a nova família, é PRIMORDIAL  que a família dê continuidade ao trabalho já iniciado na casa do criador.

E para isso ambos tem que estar em constante contato para que o criador possa orientar da melhor forma possível.

, 16/07/2019

Entre em contato